The Golden Secrets of Lettering

Martina Flor é uma artista de lettering argentina, formada em Design Gráfico e com mestrado em Design de Tipografias pela KABK, na Holanda. Ganhou notoriedade com o projeto Lettering vs. Calligraphy (que foi uma grande inspiração para mim na época) e hoje mantém seu estúdio em Berlim, onde realiza projetos para clientes no mundo todo, dita workshops e cria produtos para sua loja online.

secrets_lettering01

Ela é uma grande referência no lettering mundial e, para completar, em 2017 lançou seu livro The Golden Secrets of Lettering – Letter design from sketch to final artwork (Os Segredos de Ouro do Lettering – Design de Letras do esboço ao projeto final, ainda sem versão em português). Este livro se tornou minha recomendação número 1 para quem quer aprender e viver de lettering, vou explicar para vocês o porquê.

Dentre todos os livros que já li sobre o assunto, considero o “Golden Secrets” o mais completo para utilizar como manual de aprendizagem pois ele foge do modelo de “aprender copiando” e tenta, de maneira bem direta e acessível, te levar passo a passo a um entendimento mais profundo sobre as letras, sobre como estudar referências e por fim, como se tornar um profissional.

O ponto alto do livro e seu maior diferencial é o capítulo 2, “The Typographic Eye”. Nele, a autora apresenta vários exemplos de letterings encontrados nas fachadas de comércio de diversos países, e faz uma análise do que pode ser observado nesses letreiros. É um exercício ótimo para quem está começando mas tem pouco repertório e, se levado a sério, pode te ajudar a realmente desenvolver o seu olhar tipográfico.

O livro segue explicando didaticamente todos os aspectos que envolvem o desenho de letras, com toda bagagem que o estudo de design de tipografias traz para os elementos do lettering. Me identifico muito com a maneira com que Martina conduz o leitor através desses conceitos tipográficos, tem muito a ver com o que acredito ser a melhor forma de ensinar lettering nos meus workshops.

Ela também fala sobre materiais, a importância de saber os conceitos que vêm da caligrafia, demonstra possibilidades e propõe uma classificação de estilos de desenho de letras. Segue dando dicas de composição e processo criativo, digitalização, cores e texturas. Para finalizar, no capítulo 10 Martina fala sobre os bastidores de sua profissão.

secrets_lettering07

É possível adquirir o livro pela Amazon, o preço médio é de R$100 mas vale muito a pena. Ano passado tive a oportunidade de conhecer a Martina pessoalmente, em um dos workshops que ela ministrou em São Paulo, e pude comprovar que além de tudo ela é uma ótima pessoa :)

 

2 comentários sobre “The Golden Secrets of Lettering

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s