Aprendendo lettering online

A internet é uma coisa maravilhosa. Praticamente tudo o que você quiser aprender você pode encontrar em um vídeo, um texto, uma dica, ou pode perguntar para alguém. Nesse post eu vou passar pra vocês algumas impressões de cursos online de lettering que eu assisti. Acredito que quem tem a veia autodidata e realmente se envolve com as aulas pode aprender muito com esses vídeos. É claro que nada substitui o contato com um profissional e uma aula ao vivo, e para aprender sozinho você precisa elevar a sua auto-crítica ao máximo, mas sempre é um bom começo.

Os cursos abaixo são do Skillshare. Lá você pode assistir qualquer aula (em inglês) durante 14 dias sem pagar nada. Se quiser continuar assistindo eles cobram uma taxa 10 dólares por mês. Todos eles dão umas dicas de Illustrator também, seja para finalizar ou desenhar.

The First Steps of Hand-Lettering: Concept to Sketch (Lettering I)
The Final Steps of Hand-Lettering: Color & Texture (Lettering II)

Esses dois cursos da Mary Kate McDevitt dão uma introdução geral sobre o desenho de letras, algumas dicas para não errar coisas básicas e uma proposta de processo criativo. Ela também mostra como finaliza seus trabalhos sem perder as características do desenho, mantendo as texturas e imperfeições.

Lettering for Designers: One Drop Cap Letterform at a Time

Essa aula da Jessica Hische é legal para conhecer o processo criativo dela. Ela não explica muito sobre a parte de desenho, mas mostra todo o processo para a criação de uma capitular e dá o be-a-bá sobre vetorização de letras (onde colocar os pontos, como regular as curvas etc). Também fala sobre como criticar o próprio trabalho.

Exploring Letterforms through Monograms

Will Pay mostra todo o processo de criação de um monograma. Ele foca bastante na questão de inspirar-se em coisas da sua cidade, do seu ambiente, em objetos e em desenvolver o olhar para as formas de letras que você pode encontrar em todo lugar. Além disso ele testa e vai fazendo um brainstorm de diversas possibilidades de estilo, adornos e detalhes que podemos agregar para criar letras mais originais. E depois mostra alguns truques de vetorização no Illustrator.

Lettering Made Simple: Efficient Methods for Custom Type

Se você acha que essa coisa de desenhar à mão não dá certo pra você, mas ainda assim quer entrar na onda do lettering, tem esse curso com o Brandon Rike, onde ele mostra como manipular uma fonte para chegar em um lettering.

Los secretos dorados del lettering

Quem tem dificuldade no inglês pode tentar as aulas da Martina Flor, em espanhol. O curso dela é super completo, indo desde onde encontrar inspiração até como digitalizar o desenho e se auto criticar, passando pelas técnicas de desenho que ela usa. Custa 35 dólares e está no site Domestika, outra fonte muito boa de cursos online, todos em espanhol.

Update: Acaba de sair o curso da Martina Flor em inglês pelo Skillshare. Aproveitem! :)

4 comentários sobre “Aprendendo lettering online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s