Estudar tipografia na Argentina

Ultimamente o interesse pela tipografia só aumenta e muita gente tem me perguntado sobre a pós em Buenos Aires. Na minha palestra falei bastante sobre isso e vou tentar resumir um pouco nesse post para deixar as informações sempre acessíveis.

CDT – Carrera de Diseño de Tipografía

O curso é uma especialização em design de tipografia com um ano e meio de duração (e mais seis meses de projeto) ministrado na Universidad de Buenos Aires, com aulas 2 vezes por semana (quintas à noite e sábados de manhã). Neste ano estão num esforço para elevar a pós ao nível de mestrado, tendo então a duração de 2 anos. Maiores informações aqui.

A cursada enfatiza dois eixos principais: design de tipografia e produção de conteúdo acadêmico (monografia), e portanto as aulas se dividem entre exercícios práticos e aulas teóricas para fundamentar e desenvolver as habilidades para o design de tipos, e matérias, seminários e discussões (semiótica, linguística, sociologia, teoria do design etc) para embasar o desenvolvimento da monografia. Ambos os eixos vão se desenvolvendo passo a passo de maneira bem didática, aumentando o nível de dificuldade conforme o curso avança. Partimos da caligrafia voltada para a tipografia (visando aprender fundamentos tipográficos como espaçamento, peso, ângulo, contraste etc), para então termos aulas de desenho analítico, observando tipografias já existentes, soluções e aprimorando a técnica do desenho.

Em seguida começamos a desenvolver sistemas tipográficos baseados em parâmetros pré-definidos (por nós mesmos); primeiro fizemos alguns signos (em grupo e orientados por Pablo Cosgaya), depois uma fonte completa (em dupla, orientados por Rubén Fontana), e por último tivemos que criar uma família tipográfica inteira (pelo menos 4 variáveis) individualmente. Neste projeto, a turma se divide em 6 grupos, cada grupo tem um tutor responsável, mas o projeto é individual. Os tutores desta etapa foram Eduardo Tunni, Dario Muhafara, Pablo Cosgaya, Aldo de Losa e Ale Paul.

O curso é ideal para quem quer aprender a desenvolver tipografias e ter uma experiência acadêmica. A maior parte dos alunos chega sem nunca ter feito uma fonte e sai com resultados de alta qualidade. O curso é extenso e demanda muito estudo e prática além das aulas, mas é o tempo necessário para reter os ensinamentos e aprender a enxergar tipograficamente. A próxima turma terá início em agosto de 2015. Para informações e inscrições mandem e-mail para a coordernadora, Marcela Romero info.cdt.uba@gmail.com

Outros cursos

Algumas pessoas vêem meu trabalho na internet e me perguntam se o curso ensina caligrafia e lettering. Claro que uma coisa alimenta a outra, mas lá não tem aulas específicas de caligrafia expressiva ou lettering propriamente dito, é tudo focado para o design de fontes. Eu aproveitei a estadia em Buenos Aires para fazer outros cursos nesse sentido e para praticar bastante também. Veja abaixo alguns links para os locais que oferecem bons cursos de caligrafia, lettering e ilustração, que são uma opção para quem busca cursos de curta duração:

Morar em Buenos Aires

Buenos Aires é uma cidade muito rica culturalmente e tem uma ótima qualidade de vida, transporte público eficiente, praças e áreas verdes. Estudar lá é diferente de estudar no Brasil. Pelo menos nas experiências que tive, achei que eles têm visões e métodos de ensino bem distintos do que estamos acostumados. O modo e o custo de vida na cidade vai depender muito do que você escolher, se quer trabalhar lá ou freelar pro Brasil, morar sozinho ou dividir apartamento. Eu economizei bastante antes de ir e fazia alguns freelas pro Brasil para poder me dedicar mais ao curso. Como fui sozinha e voltava pro Brasil com certa freqüência, morei em vários lugares e tive vários tipos de experiências (boas e ruins), mas a gente se joga no mundo pra isso mesmo. Uma dica que eu dou é resolver logo suas burocracias de visto e diploma e chegar com uma boa reserva de dinheiro pra pagar essas coisas. É algo que pode dar uma certa dor de cabeça. Quem tiver alguma dúvida mais pontual pode entrar em contato comigo.

Um comentário sobre “Estudar tipografia na Argentina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s