Processo de um lettering

Na semana retrasada eu estive no workshop Brush Pen Letters do Jackson Alves. Embora eu já trabalhe com a brush pen há um bom tempo e tenha feito Fibra, o workshop da Silvia que apresenta bem como usar a ferramenta, sempre dá pra aprender alguma coisa nova a partir da abordagem de cada profissional. Além disso eu gosto de passar o dia todo desenhando letras como vocês já devem ter percebido :D

Sempre que estou num workshop com a mente apta ao aprendizado eu sinto que a experimentação flui um pouco melhor, e procuro usar os exercícios que são propostos para criar algo que não esteja na minha listona listinha de projetos. Desta vez, entre outras coisas, aproveitei a dica do Jackson para fazer um lettering desenhando com hachura (estou bem mais acostumada a desenhar a partir do contorno). A técnica vocês podem ver neste vídeo abaixo, com Gerrit Noordzij, o próprio:

No meu caso eu peguei uma lista de palavras que tinha no celular, escolhi “Youth” e comecei a rabiscar. De primeira saiu uma cursiva bem inglesa. Analisando depois, quis aumentar o contraste entre os traços, até que resolvi fazer super exagerado, afinal o legal do lettering é ir além do que a caligrafia ou a tipografia podem fazer.

lettering_processo1

O segundo sketch que fiz pra aumentar o contraste acabou saindo bem esquisito hehehe… Fui aumentando o peso dos traços sem pensar muito, foi ficando expandido e não era essa a minha ideia. Dá-lhe mais papel vegetal para corrigir o espaçamento, aumentar a altura de x, condensar e definir melhor os floreios.

lettering_processo2 lettering_processo3

Do terceiro sketch eu resolvi partir logo para a vetorização e fazer os ajustes finais, padronizando espessuras, inclinação e bifurcações. Fiz tudo no FontLab.

lettering_processo4 lettering_processo5

… E o resultado foi esse:

lettering_processo6

Agora um gifzinho :)

lettering_processoGIF

4 comentários sobre “Processo de um lettering

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s