A magia do alfabeto

Você já parou pra pensar na origem e no significado das letras? Já percebeu, em algum momento, que apesar da infinidade de possibilidades de desenho de um ‘A’, seguimos identificando aquele signo sem ter que pensar duas vezes?

Pois eu já pensei em tudo isso e essa ideia me encanta. Apesar de não ter sido uma inquietude natural (foi preciso chegar na faculdade, num curso de Design, e ter algumas aulas que abririam as portas do mundo tipográfico para mim), continuo intrigada com a História da caligrafia, da tipografia, dos alfabetos e escritas, das milhares de maneiras de representar as palavras e o impacto das formas tipográficas sobre a interpretação e o engajamento do leitor em relação a um texto.

O estudo da caligrafia permite, entre outras coisas, que entendamos a influência das ferramentas utilizadas na escrita sobre o nosso alfabeto. Os traços e limitações das penas planas, pincéis e penas de bico determinaram os fundamentos do desenho das letras como as conhecemos hoje, e sua evolução técnica através dos tempos gerou as inúmeras variações formais de que dispomos hoje em dia.

Johnston_caligrafia_pena

A imagem acima (retirada do livro Writing & Illuminating & Lettering, do Edward Johnston) ilustra muito bem como os ângulos e maneiras com que se manipula a pena influenciam diretamente na espessura dos traços e nas relações de contraste das letras. É daí que vieram as formas que guiam as tipografias que mais usamos para a leitura até hoje.

Neste novo blog quero trazer um pouco mais do universo das letras pra vocês. Vamos trocar idéias sobre caligrafia, tipografia e o que mais for relacionado ao tema. Sejam bem-vindos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s